sexta-feira, 17 de agosto de 2012

As principais Parasitoses humanas

Conheça hoje quais são as principais Parasitoses Humanas, tema importante para todo aprendizado, além de ser recorrente nos exames de Vestibular. Se você ainda possui dúvidas, estude pelo nosso resumo (com base no material do cursinho Objetivo).
A Seguir há o causador da Doença (Parasita) que pode ser de diversas espécies como vírus, protozoário, bactéria ou vermes por exemplo; há também os Sintomas ou Patogenia, como ocorre a Transmissão (contato direto ou por vetores) e Profilaxia (como evitar o contágio).
Principais Parasitoses Humanas   Patogenia, Transmissão e Profilaxia pesquisa sobre doencas
Leishmaniose Tegumentar ou Úlcera de Bauru – o parasita é um Protozoário flagelado (Leishmania brasiliensis). Causa lesões ulcerosas no rosto, braços e pernas, e necrose de tecidos.
A Transmissão é dada pela picada do mosquito-palha (vetor). A Profilaxia é o combate do agente transmissor.
Malária, Maleita ou Impaludismo – o agente causador é um Protozoário esporozoário (Plasmodium sp). Os sintomas patológicos são acessos febris periódicos que coincidem com a ruptura das hemácias. Em casos graves aparecem calafrios, icterícia, insuficiência renal, alterações na coagulação e coma.
O Vetor de transmissão é a fêmea, infectada, do Mosquito-Prego (Anopheles). Previne-se a Malária pela eliminação do mosquito transmissor.
Principais Parasitoses Humanas   Patogenia, Transmissão e Profilaxia ciclo da malaria
Ciclo da Malária
Amebíase – também causada por Protozoários (Entamoeba histolytica) e o contágio se dá pela ingestão de alimentos contaminado com cistos da ameba.
Na amebíase intestinal ocorre a disenteria amebiana com ou sem sangue. Já na extra intestinal, a ameba invade outros órgãos, principalmente o fígado, pulmões e a pele, determinando processos inflamatórios e necróticos. Medidas como Saneamento básico, com cloração da água e educação sanitária a Amebíase pode ser evitada.
Doença de Chagas – o parasita causador é o Trypanosoma cruzi( Protozoário flagelado) . O tripanossoma aloja-se principalmente no tecido conjuntivo e nas fibras musculares, em especial as cardíacas (miocárdio). Ocasionando lesão do miocárdio, crescimento do coração e alteração do ritmo cardíaco.
O Vetor transmissor é Barbeiros (inseto que pica o rosto). A Profilaxia consiste na eliminação do vetor.
Poliomielite ou Paralisia Infantil – agente causador é um vírus, que transmite a doença pelo contato direto com segreções faríngeas dos infectados.  A Parasitose gera febre, distúrbios gastrointestinais, mal-estar, rigidez cervical podendo ou não causar paralisia. Há vacinas para profilaxia (Salk e Sabin)
Hepatite Infecciosa - o vírus ataca o fígado, gera febre, mal-estar, inapetência, náuseas e dores abdominais. Em decorrência de falhas no fígado ocorre icterícia (pele e olhos amarelados). A Contaminação ocorre com o contato com infectados e por alimentos e objetos contaminados.
Para combater a Hepatite infecciosa é preciso educação sanitária e saneamento básico; esterilização adequada de seringas e uso de agulhas descartáveis.
Teníase ou solitária – o agente patológico é a Taenia saginata e Taenia solium (vermes platielmintes). A presença do verme adulto no intestino produz fome exagerada, falta de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, irritação e fraqueza.
A Transmissão é feita na ingestão de carne de boi (Taenia saginata) e de porco (Taenia solium) contendo larvas de tênia. Para evitá-la é preciso Saneamento básico e educação sanitária, além de cozinha muito bem carnes de boi e porco.
Esquistossomose ou Barriga-D’água – o parasita causador é o Schistosoma mansoni(verme platielminte). A Contaminação ocorre pela penetração ativa de larvas (cercárias) que são eliminadas pelo vetor (caramujo de água – Planorbis e Australorbis).
Provoca dermatite e urticária, durante a migração do verme pelo organismo, a larva pode lesar o pulmão, acarretando bronquite e pneumonia. Já o verme adulto vive nos vasos do sistema porta-hepático, provocando flebite e obstrução de pequenos vasos – produzem lesões no fígado, intestino e baço.
A eliminação do caramujo transmissor é a principal medida de combate a doença, além disso é  essencial saneamento básico e a educação sanitária para evitar a contaminação da água pelos ovos do parasita.
Principais Parasitoses Humanas   Patogenia, Transmissão e Profilaxia Esquistossomose ciclo
Ciclo da Esquistossomose
Ancilostomíase, Amarelão, Opilação ou mal-da-terra – é causada pelo Ancylostoma duodenale e Necator americanus (vermes nematelmintes). Causa anemia intensa, variando a gravidade conforme o grau de infestação, palpitações cardíacas, vertigens e distúrbios gástricos.
O Contágio é pela penetração ativa das larvas através da pele humana. Para evitar a parasitose as medidas são Saneamento básico e educação sanitária; uso de calçados, dado que as larvas penetram principalmente através dos pés.

1 comentário:

  1. Olá blogueiros(as) segue o gabarito do exercício.

    1-a 2-c 3-c 4-c 5-c
    6-d 7-d 8-c 9-d- 10-d
    11-a 12-c 13-d 14-e 15-d 16-b

    Aproveito para parabenizar o blog!! Tá show!!
    Falando nele, poste para amanhã um vídeo sobre a Giardia!! Tô esperando!!

    ResponderEliminar